segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Steampunk



A maioria das pessoas quer tenha sido no cinema ou na televisão já se deparou com o estilo Steampunk mas simplesmente não conhece ou não sabe da sua existência, por isso, hoje esse é o tópico. =)

Steampunk é um sub-género de ficção cientifica, fantasia, história alternativa e ficção especulativa que surgiu durante os anos de 1980 e inícios de 1990. Steampunk envolve-se no cenário onde a energia do vapor é, sabiamente, ainda utilizada - era Vitoriana ou "Wild West" nos EUA - onde se incorporam elementos quer de ficção cientifica quer de fantasia. Os Steampunks muitas vezes produzem tecnologia anacrónica (Que não condiz com a cronologia. Que destoa dos usos da época a que se atribui.), ou inovações futuristas tal como os Vitorianos poderiam ter previsto, baseando-se sempre na perspectiva Vitoriana de moda, cultura, estilo arquitectónico, arte, etc. Esta tecnologia inclui tais máquinas de ficção como as encontradas nos trabalhos de H.G. Wells e Júlio Verne.

Vários objectos modernos foram modificados por artesãos individuais num pseudo-vitoriano "Steampunk" mecânico e um grande número de artistas visuais e musicais têm sido descritos como Steampunk.

Apesar das várias obras consideradas como fundadoras do gênero terem sido publicadas nos anos 60 e 70, o termo "Steampunk" originou-se no final dos anos 80 como uma variante do "Cyberpunk". Como as histórias do "Steampunk" eram essencialmente contos Cyberpunk ambientados no passado, usando tecnologia da era a vapor em vez da cibernética do Cyberpunk, mas mantendo as atitudes "punk" dessas histórias em relação às figuras de autoridade e à natureza humana. 

O Steampunk foca-se mais na tecnologia real, teórica ou cinemática da época Vitoriana (1837-1901), como por exemplo motores a vapor, aparelhos mecânicos, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário