sábado, 30 de abril de 2011

Mel



Esta semana fui comer a um sitio que tinha á venda saquinhos de mel a 10 cêntimos para consumo e questionei-me sobre a razão que levaria uma pessoa a comprar uma dose de mel, por isso hoje posto sobre o mel.

O Mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos nas suas colmeias para servir-lhes de alimento.
Existem imensas variedades de mel de abelhas que podemos obter: segundo a floração, os terrenos de obtenção e ainda as técnicas de preparação. Dessa forma variam em cor, aroma e sabor.
No que diz respeito ao néctar, pode provir de uma única flor (mel monofloral) ou de várias (mel plurifloral).
Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (aproximadamente 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálciocobreferromagnésiofósforopotássio, entre outros), aminoácidos, por ácidos orgânicos (ácido acéticoácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
Devido ao seu teor de açúcares simples, de assimilação rápida, o mel é altamente calórico (cerca de 3,4 kcal/g), pelo que é útil como fonte de energia. 


Agora já sei a resposta á minha questão: quando tiverem com tensão baixa uma colher de mel ou um saquinho e já está; não esquecer as vantagens de consumir o mel regularmente (vitaminas, ácidos, açucares, etc.)  =D

2 comentários:

  1. *tensão :X
    mel com panquecas *drools*
    Eu costumo comer mel é com leite, neste caso beber, quando ando constipada, faz bem á garganta segundo a minha mae :P

    ResponderEliminar