segunda-feira, 4 de abril de 2011

Multibanco



Todos nós já utilizamos o Multibanco ou já o vimos ser utilizado. A avó de uma amiga quando viu pela primeira vez a filha a levantar dinheiro num exclamou "Oh! Filha, o mundo está perdido, agora as paredes dão dinheiro!" xD. 
Mas qual é a sua origem?!

O Multibanco é uma rede de caixas automáticas portuguesas onde se levanta dinheiro. O nome Multibanco é uma marca registada, propriedade da empresa SIBS, mas o termo é actualmente usado para designar de forma genérica um sistema interbancário que disponibilize serviços como o levantamento de dinheiro num dispositivo automático. Menos frequentemente também é utilizado o termo ATM, do inglês Automatic Teller Machine.

Enquanto Portugal foi um dos últimos países da Europa ocidental a instalá-las, o equipamento usado representou o que havia de mais avançado, baseado nas experiências de outros países, muitos dos quais gastam agora imenso dinheiro para substituir e actualizar máquinas obsoletas. O funcionamento do Multibanco teve início em Setembro de 1985, com a instalação de apenas 12 nas duas principais cidades do país (Lisboa e Porto). O sucesso deste serviço foi enorme, existindo hoje milhares dessas caixas por todo o país (mais de 13.000 — a maior densidade de caixas automáticas por habitante em toda a Europa).

Segundo um estudo Britânico, o Multibanco é o mais funcional de toda a Europa (com 60 funcionalidades), permitindo fazer operações que outros sistemas europeus não conseguem (por exemplo, o da Noruega não permite mais do que levantar dinheiro, saber os saldos e carregar o telemóvel).

Neste momento a Rede Multibanco é uma das mais sofisticadas redes interbancárias do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário