terça-feira, 29 de março de 2011

Caracteres Chineses



Caracteres chineses ou caracteres Han são ideogramas originários da língua chinesa e foram incorporadas pela língua japonesalíngua coreana (Coréia do Sul), foram também usados na Coréia do Norte até 1949 e no Vietname até o começo do século XX. As suas origens são remotas, possivelmente anteriores à dinastia Shang, no século XIII a.C., quando foram encontrados os primeiros registros desta escrita.
Em chinês, cada palavra é composta de um ou mais caracteres chineses, cada caracter é lido como uma sílaba. No japonês cada caracter chinês pode ser lido de diversas maneiras.
As línguas japonesa, coreana e vietnamita não são linguisticamente muito próximas à língua chinesa, por isso foram feitas adaptações quanto à forma de usar os caracteres. O significado dos caracteres chineses podem inclusive variar em diferentes línguas. Um exemplo é o caso dos ideogramas que representam "papel higiênico" em chinês que significam "carta" em japonês.

Falando dos caracteres Chineses não podemos deixar de falar de Cangjie. Cangjie foi uma figura bastante importante na antiga China (2650 a.C.), intitulando-se o historiador oficial do Imperador Amarelo e o inventor dos Caracteres Chineses. Diz a lenda que ele tinha quatro olhos e oito pupilas e, quando inventou os caracteres, as divindades e espíritos choraram e o céu verteu milhete (milho-miúdo). Ele é mais considerado uma figura lendária do que uma figura histórica ou, pelo menos, não é considerado como o único inventor dos caracteres chineses. A sua existência não é improvável, já que há, actualmente, indícios de métodos de escrita na China há mais de 8 000 anos.

Os caracteres acima significam China "escrito" em tradicional e simplificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário