sexta-feira, 4 de março de 2011

Religião



A Religião existe deste que o homem é um ser pensante, começou como a adoração a muitos Deuses (Politeísmo) e passou a adoração a um só Deus (Monoteísmo). Como Politeísmo adorámos a natureza, seres mitológicos, e vários Deuses e Semi-deuses; como Monoteístas "Deus", um único ser supremo.

Dentro da religião pode-se encontrar muitas crenças e filosofias diferentes. As diversas religiões do mundo são muito diferentes entre si, porém, é possível estabelecer uma relação entre elas. É facto que todas religiões possuem crenças no sobrenatural. As religiões costumam também possuir relatos sobre a origem do Universo, da Terra e do Homem, e o que acontece após a morte. A maior parte crê na vida após a morte.

Algumas Religiões:

Ateísmo é a ausência de crença em qualquer tipo de Deus. Agnosticismo é a postura filosófica que afirma ser impossível saber racionalmente sobre a existência ou inexistência de deuses e sobre a veracidade de qualquer religião teísta, por falta de provas favoráveis ou desfavoráveis. Deísmo é a crença na existência de um Deus criador, mas questiona a idéia de revelação divina.

Algumas religiões não crêem em deidades (tudo aquilo que é divino), e podem ser consideradas como ateístas (apesar do ateísmo não ser uma religião, pode ser considerado uma característica de uma religião). É o caso do Budismo, do Confucionismo e do Taoísmo

Actualmente, as religiões monoteístas são as dominantes no mundo, são elas o Judaísmo, Cristianismo e Islão, estes juntos agregam mais da metade dos seres humanos e quase a totalidade do mundo ocidental. 

Eu sou Budista, acredito na reencarnação e no karma (resumidamente), para além de me preocupar com todos os seres do mundo,  acredito que nós temos de mudar aquilo que queremos que mude!
E vocês? 

2 comentários:

  1. Já viste o filme/documentário "Religulous"? É interessante, é um comediante americano, céptico, que fala e contesta vários líderes e membros de vários grupos religiosos.

    ResponderEliminar