segunda-feira, 7 de março de 2011

Design


Todos nós já ouvimos falar em design, quanto mais não seja na televisão, um carro com um novo design, uma escova de dentes, etc., mas o que é mesmo o Design, e o Designer?

O Design é uma actividade técnica e criativa, normalmente criado por uma intenção, objectivo, ou a solução de um problema. 
A palavra design pode ser usada tanto como substantivo ou como um verbo. O verbo refere-se a um processo de criar e então fazer um projecto, que precisa de muitas horas de trabalho intelectualmodelagem, ajustes interactivos, e até mesmo processos de re-designO substantivo aplica-se tanto ao produto final, ou ao resultado de seguir para a acção, assim como também ao projecto de uma forma geral.
O termo inglês é bastante abrangente, mas quando os profissionais o começaram a usar em  português, queriam designar somente a prática profissional do design, ou seja, projectar. É preciso diferenciar design de desenho, ou seja, a profissão de Designer envolve mais do que a mera representação das coisas. 

O Designer muda o mundo através da arte, ele é um intermediário entre a natureza das coisas com os produtos que utilizamos a toda a hora. Ele observa, reage e recria. Sem o Designer e o Design, atrevo-me a dizer que o mundo era muito mais frio, sombrio e (quem sabe!?) mais feio!
A maioria das pessoas pensa que o Designer faz uns desenhos bonitos e pronto, mas a verdade é muito diferente. A verdade é que temos de saber tudo sobre tudo, temos de saber psicologia, sociologia, história das artes, conhecer programas e programações, trabalhar que nem loucos para no fim, muitas vezes, ninguém dar valor. Infelizmente é a sociedade que temos...

Sem comentários:

Enviar um comentário