sábado, 12 de março de 2011

Reiki



Como Reikiana que sou gostava de partilhar o que é o Reiki.

Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição das mãos com o objectivo de restabelecer a energia de quem o recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual), podendo eliminar doenças e promover saúde.

A sua prática assemelha-se com as práticas budistas de canalizar a energia universal pela imposição das mãos, redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui.

O Sistema de Reiki tradicional (Dr. Usui) ensina que a energia Reiki é uma energia inteligente, que "sabe o que fazer", ou seja, a energia sente a necessidade do paciente: muda de cor, intensidade e segue para o local necessário. Também afirma que o ser humano possui o livre arbítrio, e caso o paciente não esteja aberto ao tratamento a energia não fluirá, não terá um efeito duradouro no organismo, podendo até mesmo ser bloqueada pelo paciente.
As doenças manifestam-se nas várias camadas da aura a terminar com a última manifestação física que é o corpo humano. O Reiki actua nas camadas da aura: age no mundo invisível, e quando remove o padrão energético do desequilíbrio em todas as camadas a manifestação física é a cura do paciente.
O tratamento é tradicionalmente efetuado ao impor-se as mãos. O Reikiano (pessoa que usa Reiki) solicita ao paciente para se deitar. Em seguida há a imposição das mãos do reikiano sobre o paciente. O Reikiano actua como um canal para a energia Reiki, a energia flui da palma de suas mãos (chakra das mãos) para o corpo e "espirito" do paciente. 
O reiki repara necessidades energéticas: desbloqueia nós dos canais energéticos, traz mais energia onde o fluxo era menor ou redistribui energia presa em algum local para o restante do corpo através do desbloqueio. Alguns pacientes nada sentem, outros relatam sentir muito pouco ou nenhuma alteração, mas é comum para a maioria a sensação de relaxamento ou sono.


2 comentários:

  1. Hmm... eu não sei, mas normalmente quando alguém, em ambiente relaxado e tal mete as mãos assim próximas do corpo mas sem tocar tenho tendência a ficar cheia de cócegas e a rir-me desalmadamente :x

    ResponderEliminar
  2. A energia ás vezes faz cócegas a mim também =P

    ResponderEliminar