terça-feira, 1 de março de 2011

Laranjas




A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo (um fruto algo estranho, na minha perspectiva) com a tangerina.


O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. A camada branca entre a casca e as gomas, que quase ninguém deve comer, tem um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de comer o fruto.


A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos Portugueses (Yyyeee!). É por isso que as laranjas doces são denominadas "Portuguesas" em vários países, especialmente nos Bálcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno éportocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos.


A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. Da Índia este fruto espalhou-se pela restante Ásia, passando a denominar-se narang. Da Ásia chegou à Europa no tempo das Cruzadas trazida pelos "guerreiros" da "Guerra Santa" (como é que uma guerra é santa eu ainda não percebi!).

Enquanto a fruta denominada laranja não foi conhecida no continente Europeu, estes povos não tinham designação para a cor de laranja ( =O ).
Um dos primeiros locais da Europa onde se iniciou o cultivo da laranja foi na França, tendo os franceses adaptado o nome narang para orange. Foi com este nome que a laranja veio a ser associada em algumas culturas à cor do ouro (a palavra or em francês significa ouro).

Na Ásia e Médio Oriente, onde era conhecida, a laranjeira assumia-se como árvore ornamental e dotada de características extraordinárias. Era muito comum nos pátios das casas árabes abastadas.

A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa (gripes e constipações?! Laranja!!).

A laranja ainda ajuda no combate a várias substâncias químicas às quais o homem está exposto, tais como a poluição, os metais pesados e o fumo do tabaco, bem como vários componentes farmacológicos activos, entre os quais alguns anti-depressivos e diuréticos, estes podem levar a necessidades acrescidas de vitamina C. Isto também é verdade para certos hábitos como, por exemplo, o consumo de álcool.

Por isso não se esqueçam de beber um copinho de sumo de laranja ou comer uma laranja com regularidade. =P

Sem comentários:

Enviar um comentário