terça-feira, 8 de março de 2011

RPG


RPG (Role-playing game), o que em português significa "interpretar uma personagem", é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e "criam" narrativas. 
O progresso do jogo dá-se de acordo com regras predeterminadas, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente, ou seja, as escolhas dos jogadores determinam a direcção que o jogo irá tomar. 
O RPG é um jogo pouco convencional quando comparado aos jogos habituais. Num teatro, os actores recebem um guião (ou "script"), o conjunto das suas falas e gestos. Num jogo de estratégia, por outro lado, segue-se um conjunto de regras onde, para "ganhar", é preciso vencer desafios impostos pelos adversários. No RPG, esses dois universos unem-se.  
Num RPG, existem dois tipos básicos de jogadores: O primeiro tipo é o jogador personagem. Este jogador é quem cria uma personagem fictícia, seguindo as regras. O segundo tipo de jogador é o narrador. É ele quem criará a história e julgará as acções de todos os personagens do jogo. O narrador normalmente não possui uma personagem própria, mas controla todas as "personagens não-jogadores". 

Oficialmente, o Role Playing Game (RPG) surgiu no ano de 1974. O primeiro lançamento foi o jogo Dungeons & Dragons, criado por Gary Gygax e Dave Arneson. No início, o D&D (Dungeons & Dragons), era um simples complemento para outro jogo de peças de miniatura chamado Chainmail (cota de malha), mas acabou por dar origem a um jogo totalmente diferente e inovador.
Praticamente ao mesmo tempo que o jogo D&D foi lançado surgiu um outro jogo mais complexo, que mostrava um outro tipo de abordagem para o RPG: Empire of Petal Throne, este foi lançado também pela TSR, em 1975, mas teve pouco sucesso de vendas, porém fazia uma nova abordagem, passava das lendas medievais para novas criaturas de raças inspiradas em lendas astecasegípcias e de povos da antiguidade. Mesmo com as regras praticamente iguais ao D&D, o jogo tinha uma abordagem totalmente diferente.
Até ao fim dos anos 90 surgiram inúmeros títulos, oferecendo variações de jogo e ambientes diversos.

Existem também os MMORPG (Massive Multiplayer Online RPG - Jogos de Interpretação Online Massivos), jogos onde diversas pessoas se "ligam" online e jogam simultaneamente no mesmo mundo.

Actualmente os RPG's são bastantes e todos eles diferentes e inovadores, do espaço à era medieval, eles abordam quase tudo, de raças a cenários...
O meu RPG preferido é o Dragon Age e o vosso?

1 comentário:

  1. Eu apesar de já ter jogado vários RPG e MMORPG principalmente, não sou capaz de nomear nenhum favorito. Mas de certeza que entre os piores está o Metin2, para mim, principalmente por ter jogado na versão portuguesa, nem tradução como devia de ser tinha, até metia dó. E dos que joguei e já deixei para trás, que ás vezes dou por mim a pensar e recordar com uma certa saudade são o Lineage II, acho que talvez por ter sido o meu primeiro MMORPG, e o Guild Wars, por ser um jogo muito mais estratégico que o normal do mesmo tipo.

    ResponderEliminar