quinta-feira, 24 de março de 2011

Bomba Atómica



A Bomba Atómica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo gigante, dependendo da potência, uma única bomba é capaz de destruir uma grande cidade inteira. Bombas Atómicas só foram usadas duas vezes, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. Isto só foi possível porque os cientistas europeus que haviam sido expulsos dos seus países devido ao nazifascismo, foram para os Estados Unidos com o intuito de pesquisar o átomo partindo das teorias de Albert Einstein. Acreditavam que, se as partes de um átomo atingissem outra parte de outro átomo a partir de reações originadas pelo urânio e o plutónio, gerariam uma grande carga de energia resultando numa explosão atómica.

Em 1942, os cientistas realizaram a primeira experiência atómica e obtiveram êxito.
Em 06 de agosto foi lançada a primeira bomba em Hiroshima e três dias depois a segunda em Nagasaki. Tais lançamentos provocaram a morte de 200 mil pessoas em Hiroshima e 150 mil pessoas em Nagasaki.

A partir do conhecimento mundial desta arma atómica, inúmeros estudos foram iniciados em diferentes países.

As potências nucleares declaradas são os Estados Unidos, a Rússia, o Reino Unido, a França, a República Popular da China, a Índia, o Paquistão e Israel. Outra nação que já testou armamento nuclear foi a Coreia do Norte, porém assinou um acordo com a ONU para se desarmar, devido a questões económicas e à forte pressão dos Estados Unidos. 


O arsenal nuclear é uma "moeda de troca" ou uma poderosa "força de negociação" nas relações políticas entre as nações nestes tempos de globalização. Tanto é assim que os países que possuem "assento" permanente no Conselho de Segurança da ONU são potências nucleares.


Sem comentários:

Enviar um comentário