domingo, 17 de abril de 2011

Tesouras




A Tesoura é um objecto utilizado para cortar materiais de pouca espessura como por exemplo papelcartãotecidosaramescabelo, entre outros. A tesoura é constituída por duas lâminas, articuladas numa charneira. As lâminas, que podem ou não ser muito afiadas, cortam o material em questão através da acção de forças mecânicas, aplicadas segundo um princípio de alavanca. Assim, serão tanto mais eficazes quanto mais próximo o objecto a cortar estiver da sua articulação.
Hoje em dia, existem muitos tipos de tesoura, especializados em várias aplicações, adaptados para o uso de canhotos ou ambidestros.
Os primeiros registos históricos de um objecto semelhante a uma tesoura surgem no Antigo Egipto, por volta de 1500 a.C., porém, o formato moderno de lâminas assimétricas foi inventado apenas durante o Império Romano, cerca do ano 100 d.C.. Os romanos davam usos diversos à tesoura e tanto recorriam a ela para cortar o cabelo, como a utilizavam para tosquiar animais, podar árvores e golpear tecidos.
Porém foi a partir de 1751, com a manufatura de tesouras de aço da autoria de Robert Hinchliffe, é que este acessório se tornou realmente popular.

Sem comentários:

Enviar um comentário